Como melhorar a experiência das pessoas que doam material escolar para alunos de escolas públicas estaduais e municipais.

Squad 45 Doação Nota 10
10 min readApr 5, 2021

Elisângela Rocha (UX|UI)| Murilo Costa (UX|UI)

Hackathon Fcamara 2021

Este é um desafio realizado em um Hackathon com duração de 15 dias promovido pelo grupo FCamara no processo seletivo para o Programa de Formação da empresa. Nosso papel como Ux Designer nesse Hackathon é compreender o desafio proposto e buscar trazer uma solução junto com a squad de desenvolvedores formada. Para isso dividimos o trabalho em duas sprints com duração de uma semana cada, utilizando o método Kanban de gestão de tarefas através do Trello.

Problemática

O grupo FCamara trouxe a problemática de criar uma aplicação onde pais ou responsáveis por alunos de escolas públicas estaduais e municipais possam cadastrar seus filhos com as respectivas listas dos materiais escolares que precisam e os usuários possam doar os itens dessas listas que os alunos solicitaram.

Contexto

O Brasil é marcado por uma evidente desigualdade social. O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos e o desemprego. E, atualmente, em função do Covid-19, houve o agravamento dessa desigualdade social. (“desses sintomas.” que tal?)

Ao analisar o contexto escolar, essas disparidades aumentam, os estudantes de baixa renda são os mais prejudicados nesse período de pandemia. Apesar de todos os obstáculos, os dados de uma pesquisa divulgada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) apontam que de alguma forma as escolas públicas estão tentando manter o ensino.

A compra nacional de materiais escolares faz parte da proposta do Ministério da Educação junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) por meio de uma série de ações que visam disponibilizar ambientes escolares adequados às necessidades dos estudantes. Porém, não conseguem contemplar todas as escolas.

Diante desse quadro, faz-se necessário uma colaboração da sociedade, principalmente, àqueles que podem contribuir para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes da rede pública de ensino.

Metodologia aplicada

Para auxiliar no processo desse case, foi utilizado a metodologia do Design Thinking, guiado pelo duplo diamante, auxiliando nas etapas, facilitando na solução de problemas e ideias do projeto.

Abordagem de Pesquisa

Desk Research, Matriz C.S.D , Benchmark , 5W2H, pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Mapa de empatia, Persona, Jornada do usuário, Craz’8, Lean Canvas, Wireframe, Protótipo de alta fidelidade, Teste de usabilidade, Análise Heurística.

Pesquisa

Em uma primeira análise começamos o desenvolvimento da pesquisa através do Desk Research, com o objetivo de conhecer melhor o contexto acima descrito que está inserido o desafio proposto pela FCamara e começar a entender as dores dos usuários. Além disso, fizemos também um brainstorm com os desenvolvedores para trazer os Insights que cada um tinha com relação ao case, ampliando nossa visão da problemática que precisaríamos resolver.

Para iniciar o processo levantamos as certezas, suposições e dúvidas, então foi usado a matriz C.S.D .

Matriz Comparativa

Após escrever nossas certezas suposições e dúvidas precisávamos conhecer melhor os produtos que já oferecem para o usuário em relação a doação de material escolar para as escolas públicas, bem como a análise de doação de outros itens vinculados ao ambiente escolar direcionado para os alunos. A matriz comparativa ajudou para fazer um Benchmark entre eles e entender as suas vantagens e desvantagens.

Matriz 5W2H

Depois de ter feito benchmark, desk research e hipóteses levantadas, partimos para a pesquisa qualitativa e quantitativa, com o objetivo de compreender a experiência dos usuários com doações online e entender suas principais dificuldades, foi usada a matriz 5W2H para auxiliar nesse processo.

A partir dos resultados obtidos pela pesquisa foi detectado suas principais dificuldades no processo de doação online.

Pesquisa Quantitativa:

Principais observações:

  • Validamos as certezas e suposições da matriz CSD (Link para a pesquisa)
  • Em função da renda abaixo do que imaginávamos, é necessário fazer uma aplicação responsiva com Mobile First, já que apesar da baixa renda a maior parte desta população dispõe de celular, segundo o IBGE 79,3% dos brasileiros têm celular e apesar de 35,7% viverem sem saneamento básico, 79,9% da população já tem acesso a internet.

Foram respondidas algumas dúvidas que tínhamos e as questões não respondidas foram abordadas na pesquisa qualitativa.

Pesquisa Qualitativa:

Foi realizada entrevistas qualitativas com duas mães de perfis diferentes, uma mãe solteira com duas filhas estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e uma casada com três filhos estudantes da educação infantil e ensino fundamental da rede pública municipal e estadual. Além disso, uma entrevista com uma coordenadora pedagógica da rede pública municipal.

As principais contribuições foram as seguintes:

  • Apesar do projeto do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em relação a distribuição do material, a maioria não recebe o kit escolar.
  • Somente em algumas gestões, a prefeitura realiza as doações de kits escolares.
  • A coordenadora informou que a escola geralmente recebe o kit pedagógico e as crianças, o uniforme.

Dessa forma, ficou ainda mais clara a importância da doação de material escolar.

Principais dores:

Dialogamos entre nós para entendermos as dores dos usuários de modo que pudéssemos elaborar uma persona. Chegamos ao acordo de que nossa plataforma comporta não apenas um, mas dois usuários. A partir deste princípio e para viabilizar a solução para o problema decidimos apontar as principais dores de ambos usuários:

Família Beneficiária

  • Os materiais escolares são muito caros e as famílias não têm condições para comprá-los.
  • Todo ano a prefeitura promete uma contribuição, mas nem sempre essa ajuda é realizada ou é suficiente.
  • Precisam receber doações para manter os itens escolares essenciais.
  • Dependem de ajuda externa para poder estudar com eficiência.
  • Não sabem por onde procurar para receber doação de material escolar.
  • A ajuda recebida do governo federal é destinada para as despesas essenciais de sobrevivência, não sobrando para a educação dos filhos.

Doador

  • Não sabe qual o melhor destino para os materiais que não utiliza.
  • Não encontra um posto de arrecadação de materiais escolares em sua cidade.
  • Dificuldade em encontrar uma Instituição na Internet para realizar a doação de materiais escolares de forma personalizada e em uma plataforma não monetizada.
  • Não tem tempo para entregar a doação.
  • Não sabe o que doar.
  • Em razão da pandemia, não deseja sair de casa para fazer a doação.

Persona

Mapa de empatia, Proto-persona, Persona e Jornada do Usuário

Diante do resultado da pesquisa foi detectado diversos tipos de persona, porém foi decido focar em apenas duas por conta do tempo determinado. Para compreender melhor nossas personas foi feito o mapa de empatia.

Depois de entender o que nosso usuário pensa, sente, vê e faz, partimos para a proto-persona para esboçar todas as informações do nosso usuário. Diante da consolidação de nossas certezas, depois da análise da pesquisa, foi definida nossa persona.

Jornada do Usuário

O mapeamento de jornada auxiliou a identificar todos os pontos de contato do usuário ao realizar uma atividade, portanto foi analisado desde a procura por Instituições de doação de material escolar até o envio e recebimento da encomenda, além do feedback da aplicação online.

Solução

Desenvolvemos uma aplicação responsiva simples e prática que acolhe pessoas que se identificam com a causa da boa ação. Nesta plataforma famílias em situação de sensibilidade financeira poderão disponibilizar suas necessidades escolares, enquanto usuários avulsos poderão identificar tais necessidades e auxiliar da maneira que puder.

Para validar este processo nossa organização beneficente, disponibiliza de um serviço de Delivery para usuários que preferem doar diretamente de casa, principalmente àqueles que dispõe de material seminovos para doação. Cuidamos de todo o processo desde o rastreamento do pedido do usuário pelo código de doador, até a coleta e entrega do material. Nossas operações englobam todo o município de São Paulo, assim como o Grande ABC.

Nossa plataforma tem como principal objetivo facilitar o processo de doação e contribuir com a educação de uma criança ou jovem carente.

Na plataforma tem:

  • Cadastro do doador e beneficiário.
  • Preenchimento da lista de materiais que o aluno precisa.
  • Apresentação da lista dos materiais que os alunos precisam.
  • Código de identificação da doação para rastreamento do pedido.
  • Informações para entrar em contato com a plataforma.
  • Instruções do processo de doação pela plataforma.
  • Tela de confirmação do cadastro da Lista e Doação de materiais.

Lean Canvas

Para estruturar melhor o modelo de negócio e ter uma visão lógica para o funcionamento do projeto, foi feito lean canvas, essa ferramenta nos ajudou a visualizar melhor a proposta de valor e principalmente oportunidades de expansão do nosso produto.

Proposta de Valor

O desenvolvimento da proposta de valor é uma das principais etapas de estratégias de planejamento do nosso produto, portanto a plataforma web apresenta um design agradável e responsivo.

O fluxo de navegação é rápido, intuitivo, prático, acessível e gratuito durante todo o processo. Tudo isso enquanto oferecemos serviço de coleta e entrega a domicílio. Compreendendo o cenário atual, percebemos a importância do serviço de Delivery que vem crescendo massivamente nos últimos anos. Com isso, decidimos expandir esta ideia, desenvolvendo um sistema de Delivery beneficente, com coleta e entrega do material em domicílio.

Estamos propondo uma oportunidade de dar um novo lar aos materiais guardados ou recém-adquiridos e assim realizar uma doação nota 10, um “Presente da Esperança”.

Nosso principal objetivo é proporcionar uma experiência agradável e que atenda às necessidades de nossos usuários.

Arquitetura da Informação

Para estruturar melhor como ficaria o fluxo do nosso produto foi feito a arquitetura da informação, que tem a capacidade de organizar a lógica da navegação e ter uma visão geral do que precisa ter no DOAÇÃO NOTA 10. Veja userflow do usuário doador.

Rabiscoframes

Depois que estruturamos o nosso fluxo, foi feito uma dinâmica usando a ferramenta Cazy’8 para começar a fazer os rabiscos do nosso produto, essa técnica nos auxiliou a trazer diversas ideias. Acesse aqui nossos rascunhos.

Protótipo de média fidelidade

Após feito os wireframe de baixa fidelidade partimos para o protótipo de média fidelidade desenvolvido no programa Figma.

Acesse o wireframe aqui.

Acesse o wireframe da versão mobile aqui.

Style guide

O style guide foi desenvolvido com base no contexto lúdico do ambiente escolar. Buscamos trazer uma interface com imagens que remetesse a escola, aprendizado e criança com a utilização de desenhos artísticos pintados com a técnica de aquarela de forma lúdica e criativa. Acesse aqui o Style Guide.

Protótipo de alta fidelidade

Apresentação do protótipo de alta fidelidade, incluída algumas melhorias analisadas no teste de usabilidade.

Acesse nosso protótipo no Figma.

Acesse a simulação do protótipo no Figma.

Teste de usabilidade

Foi realizado o teste de forma remota com quatro usuários, através do aplicativo Marvel com o compartilhamento de tela com dois deles. Com isso, pudemos observar as reações e comentários.

A tarefa pré determinada foi a seguinte: Acessar a ferramenta, fazer login, escolher uma criança e efetuar a doação.

Pontos positivos levantados:

  • Estética e design minimalista: Interface sem muitos elementos gráficos, facilitando o acesso às informações.

Pontos negativos:

  • Falta de legibilidade: Fonte pequena no texto dos cards das crianças (no post it).
  • Falta de padronização de botões de acordo com a função: Cores dos botões “acessar” e “vamos lá” semelhantes e na cor verde induziu as pessoas imediatamente a clicarem qualquer um dos dois para ter acesso ao site.
  • Falta de Controle e liberdade para o usuário : Acrescentar uma segunda confirmação após clicar no botão “DOAR” já que em um dos testes o usuário após clicar percebeu que gostaria de verificar melhor as outras crianças e não teve essa opção. Acrescentaremos também na opção “CADASTRAR”.

Obs.: Após o teste de usabilidade já foram inseridas algumas modificações no protótipo de alta fidelidade.

MELHORIAS FUTURAS

Para a entrega de nosso MVP (Minimum Viable Possible) foi desenvolvido uma solução de acordo com nossa squad de desenvolvedores, trabalhando apenas com front-end.

Agora é a hora de tornar o produto com o máximo de viabilidade. Para melhorias queremos implementar um back-end. Com os seguintes itens:

  • Sistema de entrega diretamente para a criança, sem a nossa intermediação nesse processo. O doador poderá escolher a criança, realizará a compra online na loja de sua preferência e enviará para o endereço do beneficiário. Com isso, poderemos estender os nossos serviços para todo o Brasil e minimizar os custos. Esse processo será realizado com o cadastro do comprovante de compra dos materiais com o respectivo destinatário no sistema e demais itens de segurança para não haver falhas no processo.
  • Lista de materiais no sistema checklist para o cadastro de materiais.
  • Possibilidade do doador também criar a própria lista e apresentar no Mural Beneficente direcionado às famílias dos alunos.
  • Busca de pesquisa por Nome, Nome da Escola, Cidade e Estado.
  • Redefinição da senha.
  • Confirmação em duas etapas.
  • Página de doação opcional para apoiar o desenvolvimento da plataforma.
  • Espaço para divulgação de empresas parceiras (Quem apoia a causa)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse Hackathon foi um desafio muito especial e ficamos felizes em ter participado. Ao longo do desafio aplicamos o que havíamos estudado até então e aprendemos novas terminologias e processos. Com as valiosas orientações dos mentores da FCamara tivemos a oportunidade de entender melhor como funciona a realidade dos profissionais responsáveis por entregar um projeto viável e voltado ao usuário.

Agradecimento especial a Gustavo Moraes e Maísa Matos, nossa Squad de Desenvolvedores, que nos acompanharam nesse desafio do início ao fim. Agradecemos principalmente ao grupo FCamara por proporcionar essa jornada acolhedora e imersiva.

--

--